domingo, 19 de agosto de 2007

Escolhas

Esse é um mundo de escolhas. Escolhemos a cada momento que roupa vestir, aonde ir, o que comer. Para cada escolha, uma consequência. Somos introduzidos a caminhos diferentes e muitas vezes opostos. Ao nosso lado duas forças disputam nossa atenção, esperam por nossas decisões: O bem e o mal. Poderes envolvidos em uma batalha milenar que acontece agora, nesse exato momento. O campo de batalha é um lugar familiar, que você aprendeu a chamar simplesmente de coração. É isso mesmo, no centro das emoções e da vida, acontece um duelo de gigantes. Por isso, escolher não é um ato tão simples. Quando você escolhe o que vai comer, acessa a internet ou entra na locadora para alugar um vídeo, você está escolhendo entre o bem e o mal. Uma ou outra força serão alimentadas e conquistarão seu espaço. Nesse mundo de batalhas, ser derrotado ou experimentar a vitória depende do que você está escolhendo.

Se você escolhe o bem, saiba que você está na contramão da vida. Nem tudo que o mundo oferece vai te servir. Em alguns momentos você vai se sentir sozinho. Mas então você encontra outros como você. Essa é a sua jornada. Um caminho que leva a uma direção oposta.

Quem está na contramão às vezes chora por não ser compreendido, mas não desiste e por mais que não perceba, está sempre mostrando a direção, cortando o vento e produzindo sombra para quem vem logo atrás.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Hollywood da Fé

Hollywood parece estar cada vez mais voltada para atender ao público cristão. Recentemente a Century Fox anunciou sua mais nova divisão, a "Fox Faith"(Fox Fé). Assim como a "Warner Faith" e "Sony Triumph", o objetivo é atender a procura crescente por filmes que não contenham conteúdo ilícito e que apresentem temas voltados à motivação a ao estilo de vida cristão. Estatísticas recentes apontam que 58% dos americanos frequentam a igreja pelo menos uma vez na semana. O objetivo de Hollywood é levar esses espectadores aos cinemas com a mesma freqüência que aos cultos. Os US$ 609 milhões arrecadados pelo fenômeno religioso e cinematográfico de Mel Gibson, "A Paixão de Cristo", demonstraram que, com filmes adequados, essa meta pode ser alcançada. O Filme "As Crônicas de Nárnia" que arrecadou US$ 758 milhões em bilheteria ao redor do planeta é um exemplo do estilo de filme que as empresas cinematográficas desejam lançar.

O filme de baixo orçamento "Desafiando Gigantes" é também uma grande surpresa, tornou-se um dos filmes mais comentados no meio evangélico em 2006 e está sendo assistido em escolas, igrejas e empresas que extraem de seu conteúdo lições de motivação e de fé. Quem assiste ao filme percebe uma grande diferença em relação às produções costumeiras; Ao invés de mostrar pessoas bebendo ou fumando, o filme faz questão de mostrar seus protagonistas comendo uma fruta e praticando hábitos saudáveis. Os estímlos benéficos que recebemos e seu conteúdo fazem valer a pena cada cena.

Nos próximos dias está chegando ao Brasil uma outra produção que está recebendo elogios do público evangélico: "Uma Noite com o Rei", que conta a história da figura bíblica de Ester, rainha da Pérsia que salvou o povo judeu do extermínio.

Ainda que o objetivo de Hollywood seja encher seus cofres, temos que admitir: Que venham os próximos lançamentos! O público cristão agradece.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O Sono de Adão

Recentemente estava em minha casa, deitado em minha cama enquanto fazia algumas anotações na páginas de um livro. Adormeci por alguns instantes, mas o tempo foi suficiente para que minha pequena filha de pouco mais de uma ano pegasse a caneta de dentro do livro e começasse a se expressar artisticamente. Quando abri os olhos haviam rabiscos por todos os lados; no livro, na cabeçeira da cama... É impressionante o que pode acontecer quando adormecemos por alguns segundos apenas.
Adão deve ter tido a mesma sensação quando abriu os olhos logo após Deus ter lhe feito dormir. Há alguns momentos atrás era o único representante de sua espécie, mas agora fora presenteado com uma companheira. Eva, criada por Deus a partir da costela de Adão veio preencher um vazio que nenhum outro ser criado o poderia fazer.

Muito tempo já se passou desde aquela tarde de sono no Éden e a mulher continua sendo o elemento surpresa da Criação. Foram mulheres corajosas que definiram a história no passado. Mulheres como Joquebede que contrariou a ordem real escondeu seu filho para não ser morto pelos egípcios. Ester, que se entregando a Deus foi responsável pela libertação de seu povo. Maria que ao receber a notícia que seria a mãe do tão aguardado Messias, não temeu mas confiou inteiramente.

Que bom que Deus colocou Adão para dormir...

A Música da Vida

Você já percebeu que a nossa vida assim como os filmes possue uma trilha sonora? São sons e músicas que marcam nossa existência, gravadas lá no fundo do subconciente e que de vez em quando nos transportam para um outro lugar. Lembra a música que tocava quando você a(o) viu pela primeira vez? E você teve até a sensação de que ela(ele) caminhava em câmera lenta... O Som do despertador que se tornou a trilha sonora das suas manhãs, até mesmo a velha música do caminhão do gás que você jamais esquecerá faz parte de um repertório de sons que marcam a sua existência. Algumas músicas no entanto você jamais gostaríamos de ter ouvido: A Música do funeral quando você perdeu aquela pessoa que tanto amava... A música que você ouvia quando se despediu de alguém que deixou saudades. Exitem muitas músicas, vozes e sons nessa vida que nos machucam. Quando as ouvimos, feridas se abrem e nos lembramos de situações que não gostaríamos de ter vivido.

A palavra de Deus nos fala de um lugar onde todas as coisas serão renovadas. Será um novo céu e uma nova terra. Fico imaginando a música desse lugar. Uma nova música que marca um novo começo para todos nós. Chega de canções tristes e sons desagradáveis, nunca mais precisaremos ouvir os ruídos da guerra e da opressão. Não haverá desigualdades e o mais importante é que todos cantaremos a nossa própria canção. O mestre compositor também estará lá e poderermos finalmente conhecê-lo.


Espero por esse momento, e enquanto ele não chega fico sonhando e as vezes me pego até balbuciando uma canção desconhecida... Compondo as primeiras linhas de algo que só poderá ser terminado lá...